29 2015 Jan
Princípios da quiropraxia.

Princípios da quiropraxia.

Inteligência inata: É conduzida pelo próprio sistema nervoso, sendo que, qualquer alteração no fluxo nervoso causa doenças. A inteligência inata é o poder de proporcionar a saúde. O organismo do ser humano tem um poder inato para conservar sua própria saúde ou proceder a própria cura, desde que esteja em boas condições.

Sistemas nervoso: é responsável por conectar o cérebro a todos os segmentos corporais, além de regular todos os órgãos e tecidos do corpo. O sistema nervoso tem um papel muito importante na manutenção e restauração da harmonia e da função corporal adequada.

Complexo de subluxação: é a interferência neurológica causada pelo desalinhamento vertebral, causando um desarranjo, ou o mau funcionamento da coluna vertebral. Esse complexo, implica em dificultar o processo de cura, obstruindo a condução de informações pelo sistema nervoso.

Globalidade: O corpo humano é uma unidade onde não há como dividir suas partes, pois tudo nele é interligado e todas as ações são em conjunto, sendo assim, dependentes umas das outras.

Estresse: outro fator que reduz a capacidade de auto-cura, o estresse é um grande vilão na regeneração celular e na capacidade de prevenção de doenças. Sobre os tipos de estresse podemos citar: o mental, que decorre também de um estresse emocional, ou exigir muito da mente, sem descanso; o químico, que decorre de má alimentação, álcool, tabagismo, excesso de uso de medicamentos, os quais alteram o funcionamento visceral; o térmico, que interfere nos mecanismos de autorregulação da temperatura corporal , podendo causar desidratação e outras patologias, impedindo a cura; e o físico, que nada mais é do que a sobrecarga esquelética e mioarticular, trazendo níveis mais elevados de alterações.

Esses tipos de estresses são principais causadores de doenças e do complexo de subluxação vertebral que dificultam a cura e o bem estar. Além desses, podemos citar mais outros, como obesidade, sedentarismo e hábito postural incorreto, entre outros, que ao longo da vida, quanto mais somados forem, mais rápido irão envelhecer a coluna vertebral, trazendo consequências precoces como dores, limitação de movimento e dificuldade nas ações do dia-a-dia.