29 2015 Jan
Dores nas costas? Conheça os benefícios da quiropr

Dores nas costas? Conheça os benefícios da quiropr

Por meio da manipulação articular, ela trata as dores na coluna e diversas outras que acometem articulações, músculos, tendões e ligamentos.

Quem nunca se queixou de dores nas costas? Causadas principalmente pela má postura, elas podem representar até mesmo problemas mais graves, como hérnias de disco. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerão com problemas na coluna em algum momento da vida. Mas, independente da gravidade, opções é que não faltam para tratá-los. 

Sem envolver medicamentos, nem técnicas invasivas, a quiropraxia é uma delas. Por meio da manipulação articular, ela trata lombalgias (dores na lombar), cervicalgias (dores no pescoço), cefaleias (dores de cabeça), alterações de postura, hérnias de disco, bem como problemas musculares, como distensões e tensão exagerada.

Conhecida como "ajuste", a técnica utilizada pelos especialistas consiste no movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalo. O processo tende a encurtar o período da dor, propicia melhora no quadro geral e consequentemente o retorno mais breve do paciente para suas atividades cotidianas.

Segundo o quiropraxista Roberto Bridi, ela é capaz de diagnosticar, tratar e prevenir problemas no sistema neuro-músculo-esquelético.

— Além de reduzir as dores, a quiropraxia dá amplitude aos movimentos, diminui a rigidez e espasmos musculares e proporciona a sensação de bem-estar e de relaxamento —explica.

De acordo com Bridi, qualquer pessoa pode recorrer ao tratamento, desde recém-nascidos a idosos. Embora a tendência seja procurar um especialista apenas com o surgimento da dor, ele alerta que as pessoas deveriam se preocupar com a prevenção. 

— A dor não é uma mau sinal, é um alarme — garante.

O especialista também explica que o número de sessões indicadas varia de acordo com a reação do paciente.

— Todo tratamento é individual e se baseia na resposta que o organismo vai dar. Às vezes, a pessoa já sente os benefícios em uma sessão — finaliza.
Fonte: zh