Últimas Notícias

  • Pediatric Clinic
    Quiropraxia pode reduzir os efeitos da enxaqueca.

    Estudos realizados pela Associação Brasileira de Quiropraxia demonstram que o tratamento com quiropraxia é eficaz para o alívio das queixas e para a diminuição das crises de enxaqueca. As pesquisas mostram resultados significantes onde 100% dos pacientes tratados relatam redução e até o desaparecimento das cries de enxaqueca.

    O tratamento é realizado através de ajustes (alinhamentos) das articulações da coluna cervical alta. O alívio das queixas está associado, principalmente, ao relaxamento da região que fica tensionada nas crises de dor de cabeça e, também, à liberação de endorfinas, um hormônio analgésico. “Com sessões semanais conseguimos reduzir e até eliminar as crises de enxaqueca. Através da manipulação em locais específicos na região do pescoço podemos ajudar o paciente a não mais sofrer com as crises de dor de cabeça intensa”, afirma Juliana Piva, presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia.

    A quiropraxia não tem contra-indicações. Todas as pessoas em todas as idades, bebês, crianças, adultos e idosos, podem ser tratados com a Quiropraxia. A enxaqueca é caracterizada por dor intensa na cabeça, normalmente unilateral e pulsante. Pode estar associada a algum estresse excessivo ou período menstrual, no caso das mulheres, que são mais acometidas que os homens em uma proporção de três mulheres para cada homem.

    Fonte: progresso

    Pediatric Clinic
    Dores nas costas? Conheça os benefícios da quiropr

    Por meio da manipulação articular, ela trata as dores na coluna e diversas outras que acometem articulações, músculos, tendões e ligamentos.

    Quem nunca se queixou de dores nas costas? Causadas principalmente pela má postura, elas podem representar até mesmo problemas mais graves, como hérnias de disco. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerão com problemas na coluna em algum momento da vida. Mas, independente da gravidade, opções é que não faltam para tratá-los. 

    Sem envolver medicamentos, nem técnicas invasivas, a quiropraxia é uma delas. Por meio da manipulação articular, ela trata lombalgias (dores na lombar), cervicalgias (dores no pescoço), cefaleias (dores de cabeça), alterações de postura, hérnias de disco, bem como problemas musculares, como distensões e tensão exagerada.

    Conhecida como "ajuste", a técnica utilizada pelos especialistas consiste no movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalo. O processo tende a encurtar o período da dor, propicia melhora no quadro geral e consequentemente o retorno mais breve do paciente para suas atividades cotidianas.

    Segundo o quiropraxista Roberto Bridi, ela é capaz de diagnosticar, tratar e prevenir problemas no sistema neuro-músculo-esquelético.

    — Além de reduzir as dores, a quiropraxia dá amplitude aos movimentos, diminui a rigidez e espasmos musculares e proporciona a sensação de bem-estar e de relaxamento —explica.

    De acordo com Bridi, qualquer pessoa pode recorrer ao tratamento, desde recém-nascidos a idosos. Embora a tendência seja procurar um especialista apenas com o surgimento da dor, ele alerta que as pessoas deveriam se preocupar com a prevenção. 

    — A dor não é uma mau sinal, é um alarme — garante.

    O especialista também explica que o número de sessões indicadas varia de acordo com a reação do paciente.

    — Todo tratamento é individual e se baseia na resposta que o organismo vai dar. Às vezes, a pessoa já sente os benefícios em uma sessão — finaliza.
    Fonte: zh

    Pediatric Clinic
    Quiropraxia é melhor que remédio para dor no pesco

    A quiropraxia (técnica de massagem aplicada nas articulações) é mais eficaz para tratar dor de pescoço do que tomar analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. A conclusão é de pesquisa feita na Northwestern Health Sciences University em Minnesota (EUA) e publicada na revista "Annals of Internal Medicine". Exercícios simples e alongamentos também obtiveram melhores resultados do que os remédios, porém não tanto quanto a quiropraxia. O estudo foi feito com 272 pessoas entre 18 e 65 anos que sofriam de dores no pescoço sem uma causa específica. Elas foram divididas em três grupos. O primeiro realizou duas visitas semanais a um quiropraxista, o segundo utilizou medicamentos e o terceiro foi orientado a realizar exercícios e alongamentos várias vezes ao longo do dia. Após três meses, a melhora dos sintomas foi relatada por 57% das pessoas que fizeram quiropraxia e por 48% dos que fizeram exercícios. Somente 33% dos que tomaram remédios relataram alívio da dor. A longo prazo, o estudo também aponta maior benefício para as pessoas que utilizaram a quiropraxia ou fizeram exercícios regulares. Em cada um desses grupos, 53% dos voluntários apresentaram melhora após um ano. Apenas 38% dos que usaram medicamentos sentiram que as dores diminuiram. QUIROPRAXIA A quiropraxia é uma técnica manual de tratamento desenvolvida nos EUA há pouco mais de um século. Diferentemente de outros tipos de massagem, não é aplicada nos músculos, e sim nas articulações, para reposicioná-las e alivar a pressão que exercem nos grupos musculares. Para isso, é feita uma série de movimentos precisos, chamados ajustes. Muitas vezes os ajustes produzem "estralos", mas não devem doer, explica a coordenadora do curso de quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Paula Facchinato. "É como tirar a tampa de uma garrafa de champanhe". Ela diz que o tratamento pode ser tanto sintomático (no momento em que a pessoa está tendo dor, para alívio) quanto preventivo, para evitar novas crises. A quantidade de sessões necessárias é estipulada em uma consulta de avaliação. O tratamento não é indicado para pessoas com câncer e, em casos de osteoporose, nem todos os movimentos podem ser realizados. O preço da consulta com um profissional da área varia de R$ 50 a R$ 250, segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia. Para ser reconhecido pela Federação Mundial de Quiropraxia, o profissional deve ter passado por um curso de pelo menos quatro anos. No Brasil, existem aproximadamente 700 quiropraxistas que cumprem esse requisito, segundo Facchinato. Nos Estados Unidos, onde é mais popular, existem aproximadamente 60 mil quiropraxistas. Fonte: revistacorpore

    Pediatric Clinic
    Quiropraxia para crianças.

    Mau posicionamento no útero, irritabilidade, dificuldade para dormir ou mamar, agitação durante o sono, cólicas intestinais, gases, refluxo, alteração de equilíbrio ou alinhamento durante o engatinhar ou caminhar... Para todos esses problemas que hora ou outra acometem bebês e crianças, o tratamento quiroprático é benéfico e considerado totalmente seguro. De acordo com a quiropraxista Ana Paula Facchinato, o bebê pode e deve ser avaliado por um profissional da área logo após o nascimento. Entenda por que em entrevista completa com a especialista:


    O bebê pode ser avaliado por um quiropraxista logo após o nascimento ou há uma idade mínima para isso? Por quê?
    Sim, o bebê pode e deve ser avaliado por um Quiropraxista logo após o nascimento. Isso pois qualquer alteração de posicionamento dos ossos do crânio ou da coluna muitas vezes não são percebidos, pois a criança ainda é muito pequena, e seu corpo se adapta rapidamente. Lembrando, claro, que o bebê deve também ser acompanhado sempre por seu pediatra. A Quiropraxia é muito conhecida em países da Europa, Estados Unidos e Austrália, e nesses locais alguns pais após a primeira consulta com o pediatra, já levam a criança ao quiropraxista para uma avaliação e acompanhamento do crescimento. O mais importante nessa fase é a prevenção.


    Quais os benefícios da quiropraxia para bebês?
    A quiropraxia remove as interferências na coluna (vértebras malposicionadas ou com movimento incompleto), por meio de movimentos suaves e indolores para a criança. O tratamento melhora cólicas intestinais, dificuldade de amamentação, irritabilidade e sono agitado. Isso porque esses sintomas podem ser o resultado de um incômodo causado por essas interferências. As técnicas utilizadas têm o objetivo de realinhar os ossos e melhorar o funcionamento das articulações, principalmente da coluna. Assim, a comunicação entre o cérebro e o corpo todo se normaliza e a saúde do bebê é restaurada por completo.


    Os bebês dão algum sinal de que algo está errado com sua coluna?
    Geralmente, não. Isso porque a coluna da criança é muito móvel e adaptável. Raramente uma criança vai reclamar de dor nas costas, mas ela pode dar sinais de que algo está errado, diminuindo o apetite, ficando mais irritada, dormindo mal ou pelo mau funcionamento do intestino.


    O que pode provocar um desalinhamento vertebral no bebê?
    O parto em si já é um momento traumático para a coluna do bebê – principalmente se não for um parto natural. Todas as forças que atuam sobre a cabeça e a coluna do bebê durante o nascimento podem alterar o posicionamento das vértebras, e isso influencia diretamente no funcionamento da coluna e do sistema nervoso. Além disso, a posição de mamar, dormir e até ficar no colo pode alterar a disposição e funcionamento correto das vértebras.


    Além da situação de lesões pelo parto ou crescimento acima da capacidade de expansão do útero, problemas na coluna podem acontecer também durante o crescimento do bebê? Por quê e como ocorrem?
    A genética familiar pode influenciar muito no aparecimento de problemas na coluna, como é o caso de escolioses. Estas, quando diagnosticadas ainda na infância, têm maior possibilidade de serem tratadas e diminuídas. Além disso, durante o crescimento da criança, a postura deve ser observada em atividades do dia a dia.


    E para as crianças maiores, quais as principais indicações do tratamento quiroprático?
    As mesmas indicações que para os bebês, inclusive para a prevenção de problemas que possam acontecer durante o crescimento. Por exemplo, crianças na fase em que estão aprendendo a andar e engatinhar sofrem muitas quedas. Isso pode alterar o posicionamento dos ossos da coluna e da pelve (bacia). Crianças em idade escolar muitas vezes praticam esportes e também podem sofrer traumas. Além disso, o peso da mochila e a postura sentada na escola e nas atividades do dia a dia podem influenciar negativamente no desenvolvimento da coluna da criança. Até o primeiro estirão de crescimento é extremamente importante avaliar a presença de escoliose para um melhor resultado do tratamento. Também é importante avaliar sempre a coluna para prevenção. Somente um quiropraxista graduado está habilitado para avaliar o posicionamento específico de cada vértebra da coluna, e tratá-la para corrigir essas alterações.


    Como ocorre o tratamento?
    O tratamento ocorre através de movimentos suaves sobre as articulações da criança. Esse procedimento tem o objetivo de melhorar a mobilidade e o posicionamento dos ossos do crânio, da coluna e da pelve (bacia). Os movimentos são indolores e suaves. As técnicas são todas adaptadas, dependendo do tamanho da criança. Algumas crianças mais agitadas muitas vezes precisam de um tempo maior de tratamento, mas, geralmente, na primeira seção a consulta dura em torno de 1h, e nas consultas seguintes em torno de 30 minutos. Procuro sempre deixar o ambiente o mais agradável e tranquilo possível, para que a criança se sinta bem e à vontade, muitas vezes usando recursos para distrair os pequenos durante o tratamento.

    Fonte: manualdamamae

    Pediatric Clinic
    Curso: Dry Needling – Agulhamento a Seco

    Controle da dor Musculoesquelética (superficial e profunda) Apresentação do Curso: Técnica fisioterapêutica que está se disseminando rapidamente pela sua eficácia e resolutividade. No Brasil ainda é pouco conhecida, mas está ganhando cada vez mais adeptos. Trata-se de uma técnica invasiva que utiliza o “agulhamento seco” sem nenhuma medicação em pontos anatômicos específicos no tratamento da dor miofascial. Pode ser empregado no tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como torcicolos, “trigger points”, síndrome miofascial, cefaléia tencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares do esqueleto apendicular. “O DryNeedling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única”. Curso inovador, rápido e prático. Dry Needling miofascial, se caracteriza na inserção de uma agulha no filamento do músculo na região de um "Trigger Point”. O objetivo do Dry Needling é conseguir uma resposta de contração local para liberar a tensão e dores musculares. Dry Needling é um tratamento eficaz para a dor crônica de origem neuropática com muito poucos efeitos colaterais. Esta técnica é inigualável em encontrar e eliminar a disfunção neuromuscular que leva à dor e déficits funcionais. Conteúdo Programático: · Fisiologia do Dry Needling · Histórico e Tratamento de Trigger Points; · Indicações e Contra indicações · Definição e Histórico da Terapia de Dry Needling · Dry needling e a Acupuntura · Dry needling Miofascial · Técnicas de Aplicação do Dry Needling Superficial · Técnicas de Aplicação do Dry Needling Profundo · Dry Needling Algiológico · Eletro Dry Needling · Prática de liberação miofascial de alguns músculos; · Localização e padrões de dor; · Desativação de Pontos-Gatilhos por Dry Needling: membro superior, cintura escapular, cervical e crânio, membro inferior, cintura pélvica, torácica e lombar; · Inserção da agulha na parte corpórea apropriada com segurança e eficácia · Localização e tratamento dos principais pontos de gatilho com agulhamento; · Prática de inserção de agulha nos principais músculos. Ex: piriforme, isquiotibiais, trapézio superior, etc; · Precauções e contra-indicações; · Considerações Clínicas · Apresentação de pesquisas científicas · Prática de Agulhamento · Protocolos de Dry Needling Algiológico Ministrante: · Prof. Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias - RS Mini-currículo: · Fisioterapeuta Especialista em Quiropraxia pelo COFFITO registro 003, Vice - presidente da ANAFIQ Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia e Manipulativa, Certificado pelo programa de formação de especialistas Master da ANAFIQ com mais de 1.500h. · Precursor como Fisioterapêuta Quiropraxista na Formação das Técnicas de Quiropraxia Americana: Palmer-Gonstead, Logan Basic, Thompson Terminal Point, Espinografia e Radiologia Quiropráxica, Terapia Instrumental Quiropráxica, Quiropraxia Pediátrica, Quiropraxia em Gestantes, COX Table (Flexão-Distração) e ART (Active Release Technique). · Fisioterapeuta Membro Titular da Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica- SBRTO. Auditor do Programa de Selo de Qualidade da SBRTO. Diretor Científico da SOGAB/CS - Novo Hamburgo RS. · Responsável Técnico da Marca Orthofit/Univittá - Campo Bom - RS · Atua a mais de 15 anos no atendimento Especializado do Tratamento Conservador de Coluna Vertebral, Disfunções Articulares e Musculoesqueléticas, com ampla experiência na terapia para afecções degenerativas, controle da dor e correção biomecânica. Consultor e auditor no desenvolvimento de projetos científicos, principalmente de produtos na área da saúde. Realiza assistência pericial para elaboração de laudos ou pareceres sobre a capacidade/incapacidade funcional. · Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Feevale, também Curso Superior de Biomedicina Habilitação para Análises Clínicas 5° Semestre. · Pós Graduação Profissional: Quiropraxia Clínica (Aprovado para Título de Especialista do COFFITO em Fisioterapia em Quiropraxia), Acupuntura Tradicional Japonesa (MTJ) pela UNISINOS, Acupuntura Chinesa (Convenio SOGAB), Formação RPG/FM (Reeducação Postural Global- CBS), Tui-Na (CIEPH-SOGAB) e Quiropraxia Chinesa (SBRTO-SOGAB). · Atualmente é Diretor Científico da Clínica SOGAB/CS - Novo Hamburgo RS na área de Reabilitação Traumato-ortopédica - Controle da Dor Musculoesquelética, Acupuntura, Quiropraxia e Fisioterapia Especializada. Público Alvo: Fisioterapeutas, Médicos e Profissionais da saúde. Carga Horária: Opção de 2 dias. Valor R$ 930,00 Sendo sábado e domingo das 08 as 18hs. Previsto para janeiro de 2016. São 20 hs presenciais e mais 10 hs de atividades clínicas e complementares automáticas (podem ser a distância). Certificação Adicional Facultativa: O Curso de Dry Needling da SOGAB-colunavertebral.org oferece certificação adicional facultativa de até 60 h, mediante a realização de atividades complementares, com atendimento clínico orientado. Esta certificação é emitida pela SBRTO, Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica com o selo da ABRANEEDLING - Associação Brasileira de Dry Needling. O programa é destinado a membros filiados "incourse". Os alunos irão receber atividades estruturadas e irão compor um artigo, tendo até 90 dias para a entrega.

    Pediatric Clinic
    Fases do atendimento quiroprático

    •Primeira Fase: ATENDIMENTO INTENSIVO

    Aliviar a fase aguda, reduzir os sintomas dando mobilidade às vértebras e articulações onde há sub-luxação (vertebras desalinhadas). Esta fase requer visitas mais frequentes com a finalidade de eliminar ou reduzir ao máximo o quadro doloroso.

    •Segunda Fase: RECUPERAÇÃO 

    As visitas são menos frequentes e o paciente é orientado a incluir exercícios físicos e bons hábitos. Inicia-se as alterações corretivas, correção das fixações vertebrais e no fortalecimento muscular, nesta etapa ocorre real estabilização e reabilitação do corpo.

    •Terceira Fase: MANUTENÇÃO  

    Quando recuperamos o máximo funcionamento da coluna seu corpo continua em boa volução em cada ajuste quiroprático. Manter um estado de bem estar depende de muitos fatores (nutrição, exercícios, descanso e etc...)

    Pediatric Clinic
    Quiropraxia alinhada ao CrossFit

    O Torneio CrossFit Brasil reúne praticantes de todos os estados do país. A competição é considerada a maior no cenário nacional reunindo os atletas mais bem condicionados fisicamente. O atleta Luiz Henrique Alves Moreira participou do Torneio CrossFit Brasil na arena de Sorocaba. E para sua participação no Torneio pela primeira vez ela fez Quiropraxia aqui conosco antes e depois do Torneio. 

Últimos Artigos

Center for Medical Technology Innovation

O que é quiropraxia?

Filosofia, ciência e arte que através de manipulações, proporciona ao organismo a capacidade de auto-curar.

Todo o controle das funções do organismo é realizado pelo sistema nervoso, levando e trazendo informações de todos os tipos.
Qualquer obstrução neste sistema de comunicação ocasiona alterações no organismo; Por isto, identifica-se na coluna vertebral e articulações deficiências ou alterações de movimentos que esteja impedindo seu perfeito funcionamento.
Indicações: Dores articulares, disfunções posturais (cifose, escoliose, e hiperlordose lombar e cervical, deficiências circulatórias, orgânicas de todos os tipos, torcicolos, osteófitos (bicos de papagaio), artrose, hérnia de disco e etc...     

 

Center for Medical Technology Innovation

Princípios da quiropraxia.

Inteligência inata: É conduzida pelo próprio sistema nervoso, sendo que, qualquer alteração no fluxo nervoso causa doenças. A inteligência inata é o poder de proporcionar a saúde. O organismo do ser humano tem um poder inato para conservar sua própria saúde ou proceder a própria cura, desde que esteja em boas condições.

Sistemas nervoso: é responsável por conectar o cérebro a todos os segmentos corporais, além de regular todos os órgãos e tecidos do corpo. O sistema nervoso tem um papel muito importante na manutenção e restauração da harmonia e da função corporal adequada.

Complexo de subluxação: é a interferência neurológica causada pelo desalinhamento vertebral, causando um desarranjo, ou o mau funcionamento da coluna vertebral. Esse complexo, implica em dificultar o processo de cura, obstruindo a condução de informações pelo sistema nervoso.

Globalidade: O corpo humano é uma unidade onde não há como dividir suas partes, pois tudo nele é interligado e todas as ações são em conjunto, sendo assim, dependentes umas das outras.

Estresse: outro fator que reduz a capacidade de auto-cura, o estresse é um grande vilão na regeneração celular e na capacidade de prevenção de doenças. Sobre os tipos de estresse podemos citar: o mental, que decorre também de um estresse emocional, ou exigir muito da mente, sem descanso; o químico, que decorre de má alimentação, álcool, tabagismo, excesso de uso de medicamentos, os quais alteram o funcionamento visceral; o térmico, que interfere nos mecanismos de autorregulação da temperatura corporal , podendo causar desidratação e outras patologias, impedindo a cura; e o físico, que nada mais é do que a sobrecarga esquelética e mioarticular, trazendo níveis mais elevados de alterações.

Esses tipos de estresses são principais causadores de doenças e do complexo de subluxação vertebral que dificultam a cura e o bem estar. Além desses, podemos citar mais outros, como obesidade, sedentarismo e hábito postural incorreto, entre outros, que ao longo da vida, quanto mais somados forem, mais rápido irão envelhecer a coluna vertebral, trazendo consequências precoces como dores, limitação de movimento e dificuldade nas ações do dia-a-dia.

 

Dicas

  • Eu tinha muitas dores nas costas, foi quando eu conheci a clínica Quiropraxia Sorocaba, após algumas sessões tive melhoras consideráveis na minha coluna
    Fredrick Keen Frederick

    57 anos

  • Após algumas sessões, a dor no meu ciático melhorou muito, recomendo sem medo, ótimos profissionais
    Jeff Blake Jeff Blake

    32 anos

  • Eu tinha muitas dores no pescoço e nas costas, fiz algumas sessôes com a doutora Joice Fabri, ela melhorou minhas dores em 100%, hoje vivo mais feliz e sem dores.
    Rebecca Martins Rebecca Martins

    29 anos

Nossos Profissionais

Joice Fabri

Quiropraxia

Andréa Benevenuto

Fisioterapia

Rodrigo Fazio

Fisioterapeuta Quiropraxista

Lindoval Marques

Fisiterapia Neurologica / Mioterapeuta (Ponto Gatilho) / Dry Needling

Ana Lemos

Fisioterapeuta Quiropraxista / Pilates RPG

Daniel Teófilo

Fisioterapeuta Quiropraxista / Terapia Manual